Animal

 A Diretoria de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, através do Serviço de Inspeção Estadual do Tocantins (SIE), de acordo com a Lei Nº502/92 e do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) fiscaliza a qualidade higiênico-sanitária dos Produtos de Origem Animal (POA). Seu trabalho visa à promoção da saúde do consumidor destes produtos, sendo eles: o leite, a carne, o mel, o pescado, os ovos e seus derivados. A Inspeção Industrial de POA possui um relevante papel no que se diz respeito ao fornecimento de alimentos inócuos e hígidos à população; é através da mesma que muitas zoonoses e toxinfecções, as quais poderiam causar doença no consumidor final, são diagnosticadas em tempo de se tomar as devidas medidas profiláticas passíveis de resguardar a saúde do consumidor.

Para tanto, o SIE, no âmbito da Coordenadoria de Inspeção Animal da ADAPEC se embasa prioritamente na legislação estadual e federal vigente realizando um trabalho de fiscalização e orientação dos industriais, fornecendo um embasamento mais apurado sobre as devidas normas necessárias ao registro, aquisição, produção, manipulação, processamento e armazenamento dos POA.

Na esfera globalizada em que a competição por novos mercados consumidores é acirrada, produtos que chegam à mesa da população com uma melhor qualidade e garantia de inocuidade são certamente mais aceitos e cada vez mais procurados. No tocante Inspeção, o SIE conta com Inspetores Agropecuários qualificados tecnicamente que atuam na coibição da venda de produtos clandestinos, que são aqueles sem o registro no Serviço de Inspeção, e ainda internamente dentro das indústrias, de modo a verificar se realmente está ocorrendo a produção de um alimento de qualidade comprovada.