Foto Delfino Miranda (3) (2)_100.jpg
01/11/2017

Regional da Adapec de Palmas abre campanha de vacinação contra aftosa em Santa Tereza do Tocantins

A Unidade Local da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) de Palmas deu o pontapé inicial nesta quarta-feira, 1º de novembro, à segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, na Fazenda Terra Prometida, em Santa Tereza do Tocantins com a vacinação fiscalizada do rebanho.

Divulgação Adapec1_100.jpg
27/10/2017

Palestra sobre mormo é realizada em Novo Acordo

Visando a prevenção e conscientização sobre o Mormo, doença infectocontagiosa, a Delegacia Regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) de Palmas realizou na quinta-feira, 26, palestra para tratar do assunto com alunos da 2ª e 3ª série do ensino médio, da Escola Estadual Dom Pedro I, no município de Novo Acordo, região leste do Tocantins, a 133 km de Palmas. Na ocasião, 58 estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a enfermidade.

Divulgação Adapec (2)_100.jpg
26/10/2017

Adapec interdita propriedade rural por abate clandestino no extremo norte do Estado

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) interditou uma propriedade rural por abate clandestino de bovinos, no município de São Bento do Tocantins, na região extremo norte do estado, a 548 km de Palmas. A ação partiu de denúncia anônima feita na Ouvidoria Geral do Estado, onde foi relatado que havia mau cheiro e funcionamento de abatedouro clandestino. O proprietário foi multado em R$ 5 mil. Também participaram da operação, a Polícia Militar Ambiental e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Foto Delfino Miranda (21).JPG

Presidente da Adapec recebe representantes da Aprosoja

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo, recebeu o novo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO), Maurício Bufon, demais representantes e produtores rurais, na quarta-feira, 25, na sede da Agência em Palmas. Na oportunidade, foi apresentando à atuação do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins e também temas ligados a cadeia produtiva do grão.

Foto Lenito Abreu (2)_100.jpg
26/10/2017

Fiscais da Adapec participam de cursos sobre atuação nas barreiras zoofitossanitárias

isando a valorização profissional e o aprimoramento das ações, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promove duas capacitações para cerca de 60 fiscais agropecuários de barreiras fixas e móveis. O evento, que iniciou na quarta-feira, 25, e segue até sexta-feira, 27, no município de Paraíso do Tocantins, conta com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que ministrará palestra sobre abordagens de veículos, fiscalização documental e de carga.

Close vacinação Aftosa _100.jpg
25/10/2017

Vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de novembro

Com expectativa de vacinar cerca de quatro milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, declarados na campanha de maio, o Tocantins realizará a II etapa de vacinação contra a febre aftosa entre os dias 1º e 30 de novembro. A comprovação da vacinação deve ser feita até 10 dias após a compra da vacina, nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), presente em todos os municípios do Estado. Para declarar o ato é preciso levar a nota fiscal da compra da vacina e a carta-aviso, preenchida corretamente para atualização cadastral.

IMG_20171020_054530543_HDR (1)_100.jpg
20/10/2017

Adapec e PM Ambiental interditam dois matadouros clandestinos em Barrolândia

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), por meio da equipe do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e a Polícia Militar Ambiental realizaram na manhã desta sexta-feira, 20, ações de fiscalizações e combate ao abate clandestino de animais, no município de Barrolândia a 105 quilômetros da capital, onde foram identificados dois locais clandestinos de abate de bovino sem registro no serviço de inspeção oficial e fora das normas higiênicas-sanitária.

267546_1000_100.jpg
20/10/2017

Adapec registra caso de mormo em Palmas

A Agência de Defesa Agropecuária registrou um caso de Mormo, doença infectocontagiosa, em um animal no município de Palmas, nesta quinta-feira, 19. Todas as medidas de contenção do foco estão sendo tomada, como: sacrifício do animal, interdição da propriedade e investigação do vínculo epidemiológico. Com isso, quaisquer aglomerações de equídeos no município estão suspensas até a conclusão do saneamento.

IMG-20171018-WA0030_100.jpg
19/10/2017

Adapec apreende cinco toneladas de sementes irregulares na BR-153

Cerca de cinco toneladas de sementes irregulares de capim foram apreendidas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), na quarta-feira, 18, no posto fiscal da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-153, próximo à cidade de Paraíso do Tocantins.  A carga estava sem documentação fiscal e fitossanitária, e sem comprovação de procedência e dos padrões de germinação e pureza. O material foi destruído no aterro sanitário do município e o motorista multado em R$ 2.700 pela Agência.

Adapec participa de discussão sobre inclusão produtiva com segurança sanitária
18/10/2017

Adapec participa de discussão sobre inclusão produtiva com segurança sanitária

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, participou da abertura do Seminário de Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, na manhã desta quarta-feira, 18, em Palmas. O evento, que é promovido pela Vigilância Sanitária Estadual, tem como principal objetivo promover capacitação voltada à sensibilização e atualização dos profissionais envolvidos no controle sanitário de alimentos, produtores e organizações afins sobre a temática.