Divulgação Adapec_100.jpg
05/09/2017

Fiscais da Adapec recebem treinamento sobre fiscalização volante

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está promovendo entre os dias 4 e 6, no município de Guaraí, o terceiro curso sobre barreira volante com a participação de fiscais de defesa agropecuária da Agência. A capacitação, integrada por aula prática e teórica, conta com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e tem como objetivo alinhar ações de fiscalizações e atualizar o conhecimento técnico sobre as legislações vigentes, dando mais segurança aos condutores e aos fiscais.

Estado discute fortalecimento de ações de defesa fitossanitária em Pedro Afonso
04/09/2017

Estado discute fortalecimento de ações de defesa fitossanitária em Pedro Afonso

Teve início na manhã desta segunda-feira, 04, e segue até o próximo dia 6, em Pedro Afonso, um curso promovido pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), visando o fortalecimento das ações de defesa fitossanitária. O evento é voltado para inspetores de defesa agropecuária (engenheiros agrônomos) que atuam nas áreas de sanidade e inspeção vegetal.

Ações de controle da raiva
31/08/2017

Adapec promove ações de controle da raiva dos herbívoros na região sul

A equipe de controle da raiva dos herbívoros da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) esteve entre os dias 23 e 30 de agosto, nos municípios de Gurupi, Cariri e Jaú do Tocantins, localizados na região sul do Estado, realizando captura de morcegos hematófagos, orientações aos produtores rurais e monitoramento de novos abrigos. Foram visitadas 20 propriedades rurais resultando na captura de 188 morcegos desta espécie.

Foto Delfino Miranda (12).JPG
31/08/2017

Governador Marcelo Miranda entrega veículos à Adapec

O Governador Marcelo Miranda entregou nesta quinta-feira, 31, na sede da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) 10 veículos aos delegados regionais de serviços, para reforçar e fortalecer o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Os veículos beneficiarão os municípios de Formoso do Araguaia, Miracema, Palmas, Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Taguatinga, Gurupi e Araguatins.

Fotos divulgação Adapec (2)_100.jpg
30/08/2017

Governo entregará veículos ao sistema de defesa agropecuária na quinta-feira

O governo do Estado entregará 10 veículos novos aos delegados regionais de serviços da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), na quinta-feira, 31, para reestruturação e implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A solenidade será realizada às 8h30, na sede da Agência, em Palmas. Os investimentos fazem parte do segundo termo aditivo do convênio nº 794621/MAPA/SFA/ADAPEC celebrado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o governo do Estado.

IMG-20170829-WA0050_100.jpg
29/08/2017

Produtor é multado em mais de R$ 2 mil reais por destinação indevida de embalagens vazias de agrotóxicos

Inspetores da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), estiveram na manhã desta terça-feira, 29, em uma fazenda no município de Aparecida do Rio Negro para atender uma denuncia anônima recebida pelo órgão sobre destinação incorreta de embalagens vazias de agrotóxicos por parte do proprietário. A denuncia foi confirmada, e o dono da fazenda foi autuado em R$ 2.128,20.

Divulgação Adapec (1).JPG
29/08/2017

Ministério da agricultura autoriza Tocantins retirar três barreiras fixas

O Tocantins avança mais uma vez em credibilidade no serviço de defesa agropecuária, com a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para retirada, a partir do dia 1º de setembro, de três barreiras fixas zoofitossanitárias, situadas nos municípios de Novo Alegre, Arraias e Araguaçu, que ficam na divisa com o estado de Goiás. A medida justifica-se pelo fato de o Tocantins possuir o mesmo status sanitário de Goiás, em relação às áreas animal e vegetal, e por estarem no mesmo bloco estratégico para retirada da vacinação contra febre aftosa.

264486_1000_100.jpg
28/08/2017

Adapec promove palestra sobre Mormo em Colinas do Tocantins

Intensificando as ações de educação sanitária contra o mormo, doença infectocontagiosa, a Agência de Defesa Agropecuária, promove nesta terça-feira, 29, às 19h30min, no Rotary Club de Colinas, uma palestra sobre a zoonose, para produtores rurais, estudantes, agentes de saúde, profissionais ligados ao setor agropecuário e a população em geral.

RI de Itacajá
25/08/2017

Produtores rurais de Itacajá devolvem 728 embalagens de vazias de agrotóxicos durante edição de R.I

Produtores rurais do município de Itacajá, participaram nesta sexta-feira, 25, da 2ª edição do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos realizada em frente ao ginásio de esporte daquele município, onde foram devolvidas 728 embalagens com envolvimento de 28 produtores rurais. A ação foi realizada numa parceria entre a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Prefeitura Municipal de Itacajá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Agricultura, Associação das Revendas de Insumos Agropecuários do Médio Norte Tocantinense (Atria) e as duas revendas local.

Curso de brucelose em Santa Tereza
25/08/2017

Em Santa Tereza, 27 pessoas recebem capacitação no curso de manejo e aplicação de vacina contra brucelose

Encerrou na manhã desta sexta-feira, 25, em Santa Tereza do Tocantins, o curso de Curso de Manejo e Aplicação de Vacina Contra a Brucelose para formação de auxiliares vacinadores, promovido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que capacitaram 27 pessoas gratuitamente.