Palavra do Presidente

Iniciamos uma nova etapa de trabalho frente à Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec com o propósito de dar continuidade às conquistas alcançadas na política estadual de defesa agropecuária ao longo dos 16 anos de sua criação.

O Tocantins possui status sanitário em diversos segmentos, dentre eles, o de zona livre da febre aftosa com vacinação. E nosso objetivo é garantir a manutenção destes status, e conquistar outros, para abrirmos novos mercados de exportação de carne e produtos vegetais.

A Adapec é um órgão de fundamental importância para a economia do nosso Estado, pelo trabalho de vigilância e inspeção desenvolvido por seu corpo técnico e administrativo, que garante a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos tocantinenses e que são exportados para fora do Estado e do país, e geram receitas e empregos.

O Governo do Estado assumiu o compromisso de desenvolver toda a cadeia produtiva agropecuária, e a Adapec, será protagonista neste processo de desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar. Atuaremos em conjunto com os órgãos do setor agropecuário levando aos produtores rurais, educação sanitária, informação e atendimento de qualidade. Porém, defenderemos a fiscalização de todas as ações que fazem parte da rotina de trabalho desta Agência, para mantermos a sanidade animal e vegetal.

Nesta gestão, trabalharemos em consonância com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, a fim de padronizarmos as nossas ações com as do Ministério, através dos programas das áreas animal e vegetal que a Adapec desenvolve. Vamos executar todas as ações previstas em convênios em andamento e buscaremos firmar outros novos em áreas estratégicas para a consolidação do trabalho de sanidade e inspeção agropecuária.

Nosso desafio frente à Adapec passa por uma ampla reestruturação na politica de gestão da Agência, que priorizará neste primeiro momento: elevar a autoestima dos servidores, oferecendo-lhes melhorias nas condições de trabalho, apoio no desenvolvimento técnico de suas ações no campo e diálogo com as organizações que representam os servidores.

Ao longo dos anos, percebemos que o produtor rural tocantinense assumiu junto com Estado, o compromisso de erradicação de doenças e pragas que afetam o rebanho e lavouras. Os índices de vacinação contra doenças como, por exemplo, a febre aftosa e a brucelose vêm crescendo a cada ano. O mesmo acontece no combate a pragas e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos. Por isso, vamos estreitar ainda mais, a nossa parceria com os produtores rurais, para que juntos, possamos dar um novo rumo a cadeia produtiva do Tocantins.

Humberto Camelo

Presidente da Adapec