Tocantins participa da Jornada Técnica da Região Norte que trata de pragas dos citros
12/11/2019

Representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) participam na Universidade Federal Rural da Amazônia, em Capitão Poço – PA, da Jornada Técnica da Região Norte do Brasil, onde estão discutindo ações de prevenção, diagnóstico e manejo de pragas dos citros induzidas por bactérias. O evento teve início nesta terça-feira, 12 e segue até esta quarta-feira, 13.

Victor Guimarães (1).jpeg
09/11/2019

Governador Mauro Carlesse abre oficialmente a campanha de vacinação contra febre aftosa em Gurupi

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, abriu oficialmente a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, com a presença de produtores rurais, autoridades políticas, empresários e a comunidade em geral. O evento ocorreu na manhã deste sábado, 9, na Fazenda Bahia, localizada no município de Gurupi, região sul do Estado.

Tocantins apresenta cenário sobre controle de agrotóxicos durante evento em Florianópolis
07/11/2019

Encerrou nesta quinta-feira, 7, em Florianópolis – SC, o encontro dos Órgãos Estaduais de Controle de Agrotóxicos, entre eles, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) que apresentou o cenário do controle de agrotóxicos no Estado.

Foto Delfino Miranda (1)_100.jpg
07/11/2019

Governo do Tocantins lançará oficialmente a campanha de vacinação contra febre aftosa em Gurupi

Seguindo a tradição, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) abrirá oficialmente a 2ª fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa, no dia 9 de novembro, às 9h, na Fazenda Bahia, do produtor rural Zevite de Brito Alves, em Gurupi, região sul do Estado. O evento contará com a presença de pecuaristas, autoridades políticas e servidores.

Uso-de-agrotoxico-Foto-Lenito-Abreu_100.jpg
05/11/2019

Tocantins participará de encontro sobre controle de agrotóxicos em Santa Catarina

​Representantes dos Órgãos Estaduais de Controle de Agrotóxicos, entre eles, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), estarão reunidos entre os dias 6 e 7, em Florianópolis-SC, debatendo ações para melhorias na fiscalização dos defensivos agrícolas. O resultado final transformará em relatório para suprir um banco nacional de dados com transparência das informações.

Palestra sobre inspeção na UFT
04/11/2019

Palestra na UFT orienta estudantes sobre registro de estabelecimentos no serviço de inspeção oficial e rotulagem de produtos de origem animal

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participa do II Congresso Tocantinense de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Ctocta) e a XV Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos (Semeali) que este ano, tem como temática a “Inovação Tecnológica e Sustentabilidade: bases para o futuro da indústria de alimentos”. O evento é promovido pelos acadêmicos e professores do curso de Engenharia de Alimentos e do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA).

Andressa Figueiredo-CRMV (3)_100.jpg
01/11/2019

Curso de Resenha é sucesso entre estudantes e profissionais

Com sucesso de público foi finalizado na manhã desta sexta-feira, dia 01 de novembro, o nono Curso de Resenha, Legislação, Pelagem e Coleta de Material para Exames de AIE e Mormo. Ao todo, 28 pessoas, entre estudantes do 8º e 9º período e médicos veterinários atuantes, participaram da capacitação, obrigatória para profissionais que enviam materiais para laboratórios. O curso foi realizado pelo CRMV - Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Adapec é parceira no curso sobre resenha de equídeos
31/10/2019

Adapec promove palestra no curso sobre resenha de equídeos em Palmas

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está ministrando palestras no Curso de Resenha, Pelagem e Coleta de Material para Exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins (CRMV-TO). O evento, que iniciou nesta quinta-feira, 31, com aula teórica no auditório do Campus II da Faculdade Católica do Tocantins será finalizado na sexta-feira, 1º, com aula teórica no Racho Katherine, em Palmas.

Tocantins participa na Bahia de curso de monitoramento de pragas nas culturas de soja, milho e algodão
30/10/2019

Inspetores de defesa agropecuária (engenheiros agrônomos) da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estão participando em Luiz Eduardo Magalhães – BA, do 2º Curso de monitoramento de pragas em culturas de soja, milho e algodão. O evento tem o objetivo de capacitar profissionais para identificar pragas que afetam estas lavouras. O evento teve início nesta quarta-feira, 30 e encerra amanhã, 31. Cerca de 250 pessoas participam do curso.

Lenito Abreu (5).JPG
30/10/2019

Produtor rural poderá declarar eletronicamente a vacinação contra febre aftosa

Tudo pronto para a 2º etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Tocantins e com novidade para agilizar ainda mais os serviços prestados aos produtores rurais. A partir de 1º de novembro, o pecuarista poderá comprovar a vacinação do rebanho de forma eletrônica, sem precisar se deslocar a uma unidade da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), como era exigido anteriormente. A carta-aviso poderá ser preenchida pelo acesso ao site adapec.to.gov.br, no link “Produtor Online”.