Captura no norte do Tocantins_100.jpg
03/12/2020

Ações de controle da raiva dos herbívoros atende produtores rurais de quatro municípios no norte do Estado

O Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) concluiu nesta quarta-feira, 2, uma ação de monitoramento e captura de morcegos hematófagos (principal transmissor da raiva), atendendo demandas de 13 produtores rurais dos municípios de Xambioá, Araguatins, Buriti do Tocantins e Riachinho.

NOTIFICAÇÃO_100.jpg
03/12/2020

Novo canal para notificação de enfermidades nos animais

A Adapec disponibiliza no site a plataforma do Ministério da Agricultura para os usuários possam fazer notificação de doenças em animais da propriedade rural. No site você clica na aba Área Animal e depois no link " Notificação de enfermidades", lá você terá o passo a passo e todas as informações necessárias.

WhatsApp Image 2020-12-02 at 08.10.29.jpeg
02/12/2020

Operações da Adapec apreende 742 quilos de queijos clandestinos em Caseara e na TO-050 em Porto Nacional

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou entre os dias 1º e 2 de dezembro, operações de combate ao trânsito e comércio clandestino de produtos de origem animal, em diversos pontos do Estado, com apreensão de 180 quilos de queijo frescal na TO-050, no município de Porto Nacional e na madrugada desta terça-feira, 2, foi aprendida uma carga de 562 quilos de queijo ralado clandestino, com procedência do estado do Pará. Ambas as cargas tinham como destino as feiras da cidade de Palmas. Os condutores foram autuados em R$ 2.400,00 reais e R$ 4.500,00 reais respectivamente, e os produtos foram apreendidos e serão destruídos nos aterros sanitários Porto Nacional e Caseara.

Adapec-Governo do Tocantins (70)_100.jpg
02/12/2020

Adapec atualiza restrições de aglomerações de equídeos abrangendo 17 municípios tocantinenses

A medida visa controlar o avanço do mormo no Estado

chiquinho_100.jpg
29/11/2020

Foto_Equideo_Adapec_100.jpg
26/11/2020

Curso de habilitação de médicos veterinários para colheita e envio de amostras sorológicas para exames de mormo pode ser feito de forma on-line

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informa aos médicos veterinários da iniciativa privada que estão abertas desde o último dia 16 de novembro, as inscrições para o curso on-line de habilitação desses profissionais para realização de colheita e envio de amostras sorológicas para exames de mormo. Esta é uma nova ferramenta que está sendo ofertada visando o fortalecimento do Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos.

IMG-20201126-WA0032_100.jpg
26/11/2020

Adapec intensifica fiscalização de combate ao transporte e comercialização de produtos clandestinos de origem animal

Com o objetivo de combater o transporte clandestino de produtos de origem animal e promover uma ação de educação sanitária, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou nesta semana entre os dias 23 e 25, quatro blitz nas rodovias TO-030, TO-080 e TO-010, onde foram abordados cerca de 75 veículos utilitários e de cargas, considerados possíveis transportadores desses produtos.

IMG-20201124-WA0033_100.jpg
25/11/2020

Fiscais de barreiras fixas e volantes da regional da Adapec de Araguatins participam de treinamento

Um grupo de fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) que atuam nesta semana nas barreiras fixas e volante da regional do órgão de Araguatins, participam de um treinamento sobre nivelamento de trânsito de produtos vegetais.

Vacinação contra aftosa
23/11/2020

Produtor rural deve vacinar rebanho contra aftosa até 30 de novembro

O Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), alerta os produtores rurais para ficarem atentos ao prazo final para vacinação contra a febre aftosa que encerrará na próxima segunda-feira, 30 de novembro. Nesta segunda etapa são obrigados a vacinar, especificamente, os bovídeos (bovinos e bubalinos) de 0 a 24 meses de idade, declarados na 1º etapa de maio. A expectativa é vacinar 4 milhões de animais, dos mais de 8,8 milhões existentes.

Cultura de algodão no Tocantins
19/11/2020

Plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir deste sábado

Encerra nesta sexta-feira, 20, o vazio sanitário para a cultura do algodão no Tocantins, com isso, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), comunica aos cotonicultores que está liberado o plantio da oleaginosa. O vazio sanitário do algodão durou 60 dias. A medida foi tomada para prevenir e controlar o bicudo do algodoeiro, a principal praga que ataca a cultura.