Raiva dos herbívoros
29/05/2020

Estado mantém controle da raiva dos herbívoros com medidas de vigilâncias ativas constantes

Referência na região Norte do Brasil, o Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros do Tocantins (PECRH) mantém um sistema de controle da doença por meio de ações de vigilâncias ativas e orientação aos produtores rurais. Este trabalho tem surtido resultados positivos sobre a zoonose no Estado.

PTV online
29/05/2020

Novo sistema de emissão de Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) online facilita a vida de produtores rurais

Monitoramento da soja

Controle da Ferrugem Asiática garante produtividade de soja no Tocantins

Cultura amplamente difundida no Estado, a soja ocupa lugar de destaque na produção de grãos no Tocantins, por isso, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realiza por meio de medidas sanitárias e fiscalizações nas lavouras, o monitoramento da Ferrugem Asiática, principal praga que afeta a cultura da soja e que causa prejuízos econômicos aos produtores rurais.

Screenshot_20200528-160742.png

Plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado por mais 15 dias

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), anunciou nesta quinta-feira, 28, que foi autorizado por meio da Instrução Normativa (IN) nº 05/2020 de 28 de maio de 2020, a prorrogação da janela de plantio de sementes de soja nas várzeas tropicais tocantinense que encerraria no próximo dia 31. O prazo foi estendido até o dia 15 de junho, porém mantém-se o prazo de colheita para o dia 30 de setembro.

Produtor-online_100.jpg

Ferramenta Produtor On-line possibilita agilidade para trânsito de animais

Está muito fácil para o produtor rural emitir pela internet a guia de trânsito para movimentar os animais de onde e quando desejar

armadilha_100.jpg
28/05/2020

Aprenda a fazer armadilha caseira de combate à mosca das frutas

Armadilha caseira é um método muito eficiente para combate da mosca das frutas ao redor da plantação orgânica e/ou de subsistência

Foto Delfino Miranda (35).JPG

Tocantins prorroga vacinação contra febre aftosa para 15 de junho

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informou na manhã desta quarta-feira,27, durante uma live na Agrotins 100% digital que o prazo de encerramento da vacinação contra febre aftosa foi prorrogada para 15 de junho. O anúncio veio após parecer favorável emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que levou em consideração os desafios causados pelo agravamento da pandemia da Covid-19.

001-Uso de agrotoxico - Foto-Lenito Abreu.JPG
27/05/2020

Setor agropecuário tocantinense conta com ações de controle e uso correto de agrotóxicos

Adapec atua de forma responsável na fiscalização do uso de agrotóxicos em toda sua cadeia até a destinação final das embalagens vazias nos postos e nas centrais de recebimento.

LEN_1021.JPG
27/05/2020

Registro de indústria de produtos de origem animal tem aumentado a procura no Tocantins

Mesmo com o desafio da pandemia da Covid-19, empresários tocantinenses têm procurado registrar as indústrias no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), executado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Os dados mostram que durante todo o ano de 2019 cinco empresas buscaram esse registro, e este ano de janeiro até o momento já são quatro novos estabelecimentos adequados ao Sistema totalizando 40 em todo o Estado. Um deles, o primeiro abatedouro de aves caipiras melhoradas, foi inaugurado no dia 12 de maio, em Palmeirante.

Imagem meramente ilustrativa

Tocantins registra novo caso de Mormo em Dueré

O governo do Estado por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) confirmou um novo caso de Mormo em uma mula, numa propriedade rural, localizada no município de Dueré. A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório de western blotting. A eutanásia do animal será realizada nesta quarta-feira, 27.