Notícias

Antecipação da vacina contra aftosa
18/04/2018

A antecipação da vacinação contra febre aftosa está em andamento para animais que participam de eventos pecuários

Desde o dia 11 de abril está autorizada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a antecipação da vacinação contra febre aftosa para animais que participarão de eventos pecuários, principalmente da Agrotins, que ocorrerá de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. A medida visa garantir o cumprimento obrigatório do prazo de carência após a vacinação para movimentação do rebanho.

LEN_0159.JPG
18/04/2018

Tocantins participa de reunião sobre febre aftosa na Bolívia

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participará da 45ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), entre os dias 19 e 20 de abril, em Santa Cruz de La Sierra-Bolívia. O objetivo é discutir as estratégias de erradicação da doença, uma vez que a região Norte do Brasil faz fronteira com aquele país e deve começar em alguns estados a retirada da vacinação contra a aftosa em 2019. Além disso, conhecer o trabalho de controle e combate à doença desenvolvido na Colômbia, após o registro de focos de febre aftosa ocorrido em julho do ano passado e neste mês.

Lançamento da Agrotins 2018
16/04/2018

Governador Marcelo Miranda lança Agrotins 2018 e entrega tratores à Agricultura Familiar

Com o tema O futuro na Agroindústria Sustentável, o governador Marcelo Miranda, ao lado da deputada federal e primeira-dama, Dulce Miranda, lançou na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório do Palácio Araguaia, a 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que será realizada de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. A Agrotins deste ano deve contar com mais de 650 expositores, entre empresas e órgãos públicos. A expectativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) é de uma movimentação financeira em torno de R$ 700 milhões em negócios e um público de 100 mil visitantes.

Regina Barbosa, diretora de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, durante apresentação na 1º reunião do bloco II para retirada da vacinação contra a febre aftosa
11/04/2018

Tocantins discute em Manaus o plano estratégico para retirada da vacinação antiaftosa

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está participando, desde a última terça-feira, 10, em Manaus-AM, da reunião que discute e promove a execução do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026. O encontro, que encerra nesta quarta-feira,11, integra os estados participantes do  Bloco II- Amapá, Roraima, Pará e o Amazonas, com a colaboração dos estados do Mato Grosso e Tocantins, por terem regiões geográficas limítrofes com alguns estados citados.

Divulgação --Equinos Foto- Lenito Abreu_100.jpg
11/04/2018

Nota Técnica da Adapec afirma que não há mais foco de Mormo no Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou na tarde desta terça-feira, 10, uma Nota Técnica onde afirma que todas as propriedades focos para Mormo foram saneadas, portanto até a presente data, todos os focos existentes foram extintos do Estado do Tocantins. Desde 2015 quando surgiram os primeiros casos no Estado, a Agência traçou uma série de medidas sanitárias para controlar os focos da doença. O último registro de animal positivo foi em 22 de novembro de 2017.

Foto Delfino Miranda (4).JPG
09/04/2018

Adapec participará do curso de resenha de equídeos em Araguaína

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está engajada na realização do Curso de Resenha, Pelagem e Coleta de Material para Exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE), Mormo, DNA e Legislação, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins (CRMV-TO), entre os dias 11 e 12, em Araguaína. Dentro da programação do evento, o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Alessandro José Ferreira dos Santos ministrará palestra sobre a legislação estadual e federal pertinente à sanidade dos equídeos.  

Lenito Abreu (7).JPG
09/04/2018

Humberto Camelo reassume a presidência da Adapec

O médico veterinário, Humberto Camelo Viana, reassume a presidência da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) nesta segunda-feira, 9, após o governador Marcelo Miranda retornar ao cargo. Humberto reuniu a equipe para esclarecer que as ações continuam normalmente e que a sua equipe continuará a mesma. “Estarei disponível sempre que precisarem, pois o mais importante é a continuidade do trabalho desenvolvido e a luta por melhorias na defesa agropecuária do Tocantins”, disse. 

Veloso Júnior (9)_100.jpg
05/04/2018

Ações de controle da raiva dos herbívoros são realizadas em 11 municípios

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) começa nesta quinta-feira, 5, ações de controle da raiva dos herbívoros (bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos) nos municípios de Barrolândia, Paraíso e Rio Sono. Desde a última terça-feira, 3, também deu início ao ciclo de palestras sobre a doença, direcionadas aos agentes públicos de saúde de Santa Maria, Centenário, Itacajá, Tupiratins, Itapiratins, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama. O objetivo é levar informações visando à proteção da saúde pública e o controle da enfermidade.

Divulgação Adapec (4)_100.jpg
05/04/2018

Tocantins já conta com frigorífico para abate de ovinos

O Estado do Tocantins dá mais um passo no avanço da cadeia produtiva de ovinocaprinocultura com o primeiro abate de ovinos em estabelecimento registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), nesta quinta-feira, 5, no frigorífico Providência, localizado no município de Miracema do Tocantins, a 80 km de Palmas. A empresa, que já era registrada para o abate de bovinos, passou por adequações operacionais para aderir à nova atividade, que inicia com abate de 20 animais por semana.

Novo presidente da Adapec se reúne com os colaboradores
04/04/2018

Novo presidente da Adapec se reúne com colaboradores

Após ser empossado, o novo presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, reuniu-se com os servidores na sede da instituição, na manhã desta quarta-feira, 4, para tratar da implementação e intensificação das ações de defesa agropecuária do Estado. A reunião contou com a participação do ex-presidente da Adapec, Humberto Camelo, que fez a transmissão do cargo. “Tenho a maior satisfação em repassar esta missão a um servidor da casa, que conhece o sistema e vai fazer o melhor”, avaliou Humberto.

Ver mais notícias