Notícias

Foto Delfino Miranda (63).JPG
07/04/2020

Tocantins mantém a campanha de vacinação contra febre aftosa em maio

O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) anunciou nesta terça-feira, 7, que a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será mantida na data oficial, que é de 1º a 31 de maio. Já a comprovação do ato, que obrigatoriamente deveria ser feito até 10 dias após a compra da vacina, foi estendida para até 31 de agosto. A expectativa é vacinar aproximadamente 8,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as faixas etárias.

Adapec-Governo do Tocantins 30_100.jpg
03/04/2020

Adapec mantém inspeção e fiscalização nos frigoríficos para garantir segurança alimentar aos consumidores

Com o objetivo de garantir a segurança e qualidade da carne, produtos e subprodutos produzidos nos seis frigoríficos cadastrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está mantendo rotineiramente a inspeção e a fiscalização desses estabelecimentos. Juntos em 2019, comercializam mais de 24 mil toneladas de produtos.

Adapec prorroga prazo por mais 60 dias, o prazo para recadastramento obrigatório de estabelecimentos agropecuários
30/03/2020

Adapec prorroga por mais 60 dias, o prazo para recadastramento obrigatório de estabelecimentos agropecuários

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) emitiu a Portaria nº 72, de 24 de março de 2020, que prorroga por mais 60 dias, o prazo para o recadastramento obrigatório dos estabelecimentos comerciais e/ou industriais que se dedicam a comercialização, armazenamento e aplicação de produtos para uso na agropecuária, inclusive de produtos veterinários. O novo prazo se estende até 30 de maio.

Adauto_100.jpg
24/03/2020

NOTA DE PESAR

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) comunica com extremo pesar o falecimento do servidor Adaulto Pereira da Silva, de 62 anos, em decorrência de complicações renais, ocorrido na manhã desta terça-feira, 24, no município de Alvorada. O velório será realizado no Centro Comunitário da cidade, o local do sepultamento ainda será informado.

Produtor on-line_100.jpg
24/03/2020

Adapec disponibiliza serviços digitais para prevenção contra à covid-19

Evite atendimento presencial, procure os meios digitais para evitar aglomerações de pessoas

Adapec-Governo do Tocantins20_100.jpg
23/03/2020

Adapec apreende carga com mudas frutíferas irregulares em Miranorte

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreenderam na manhã desta segunda-feira, 23, no município de Miranorte, na região central do Estado, uma carga com 121 mudas frutíferas irregulares que estava sendo comercializadas de maneira ambulante na cidade. Após apreensão, as mudas foram destruídas no aterro sanitário do município de Miracema, e o proprietário foi autuado em R$ 3.600,00.

Adapec-Governo do Tocantins (1)_100.jpg
20/03/2020

Adapec realiza sacrifício dos equídeos diagnosticados com mormo em Formoso do Araguaia

Nessa quinta-feira, 19, uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) sacrificou os dois muares que foram diagnosticados com mormo, doença infectocontagiosa, no último dia 16 de março em Formoso do Araguaia, localizado na região sudoeste do Tocantins.  Na mesma ação, foram coletados sangue em 81 equídeos, presentes em oito propriedades rurais, para realização de exames, incluindo os locais considerados focos e nos demais por serem vínculos epidemiológicos.

Foto Delfino Miranda (2).JPG
18/03/2020

Tocantins registra mais dois casos de mormo em equídeos em Formoso do Araguaia

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) confirmou mais dois casos de mormo, doença infectocontagiosa que acomete equídeos, na segunda-feira, 16, em Formoso do Araguaia, região sudoeste do Estado, após investigação nas propriedades rurais que faziam vínculo com o foco registrado no dia 16 de janeiro deste ano. Os animais estão isolados e serão sacrificados, bem como serão realizado testes diagnósticos em todos os equídeos nas propriedades limítrofes ao local.

COMUNICADO IMPORTANTE_100.jpg
17/03/2020

Comunicado: Suspensão de Eventos Pecuários

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) comunica que estão suspensos pelo prazo de 30 dias, todos os eventos pecuários no Estado do Tocantins, inclusive os já cadastrados na Agência. A medida adotada por meio da Portaria nº 67/2020, passa a vigorar a partir desta quarta-feira, 18 de março.

Treinamento sobre raiva em Marabá
17/03/2020

Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros da Adapec participa de treinamento de médicos veterinários da Adepará

Teve início nesta segunda-feira, 16, e segue até a próxima sexta-feira, 20, em Marabá – PA, um treinamento para médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que atuam no Programa Estadual da Raiva dos Herbívoros (bovinos, equídeos, ovinos e caprinos) daquele Estado. O treinamento conta com a colaboração da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Ver mais notícias