Foto João Eduardo (2)_100.jpg
22/03/2019

Adapec reúne produtores rurais para discutir retirada da vacinação antiaftosa

Em seguimento as orientações e esclarecimentos sobre todo o processo de retirada da vacinação contra a febre aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reuniu produtores rurais, lojistas e autoridades locais para debaterem o assunto nesta sexta-feira, 22, na Câmara Municipal de Guaraí. A palestra foi proferida pelo responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

Close vacinação Aftosa _100.jpg
21/03/2019

A partir de 1º de abril nova vacina de 2 ml contra febre aftosa passará a ser comercializada

A vacina contra a febre aftosa mudou. Uma nova dose de 2 ml bivalente (para dois tipos de vírus A e O) será utilizada a partir do dia 1º de abril em todo território brasileiro. A comercialização e a utilização da antiga vacina de 5 ml não serão mais permitidas, por isso, é necessário que os produtores rurais fiquem atentos para usarem a dose correta, que visa diminuir efeitos colaterais no rebanho. A medida faz parte das estratégias do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que prevê a retirada da vacinação até 2021.

Foto Delfino Miranda (165) compactada_100.jpg
20/03/2019

Adapec promove palestra sobre retirada da vacinação contra aftosa em Guaraí

Com o objetivo de informar e esclarecer os produtores rurais e a todos os envolvidos na cadeia produtiva de bovídeos do Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), por meio da Unidade Local de Guaraí, promove no próximo dia 22 de março, às 15 horas, na Câmara Municipal, uma palestra aberta ao público sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa.

Adapec promove treinamento sobre raiva dos herbívoros e EEB em Araguatins
18/03/2019

Adapec promove treinamento sobre raiva dos herbívoros e EEB em Araguatins

Com o objetivo de qualificar os inspetores de defesa agropecuária (médicos veterinários), para atuarem no Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH) e no Programa Estadual de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PEEEB), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promove entre os dias 20 a 22 de março, no auditório do Senar, em Araguatins, um treinamento para que os servidores possam melhor atender as demandas dos produtores rurais daquela região.

Foto Delfino Miranda (63).JPG
18/03/2019

Adapec participará de discussões sobre fundos de emergência sanitária animal

Visando contribuir com as discussões sobre a proposta da criação de um fundo emergencial nacional e buscar alternativas para o fortalecimento dos fundos estaduais, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, participará da 2ª Reunião dos Fundos Emergenciais para Saúde Animal, que se realizará entre os dias 19 e 20 de março, em Cuiabá-MT.

Adapec e Sesau discutem ações de prevenção da raiva nos territórios indígenas
13/03/2019

Adapec e Sesau discutem ações de prevenção da raiva nos territórios indígenas

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com a presença de represente do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 13, para discutirem as ações compartilhadas sobre a vigilância da raiva em territórios indígenas do Tocantins. Os polos indígenas que receberão essa ação programada, prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano, abrangem 11 municípios.

WhatsApp Image 2019-03-08 at 07.05.28.jpeg
08/03/2019

Adapec saúda todas as mulheres pelo seu dia

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher aproveitou para saudar cada servidora pelo seu dia.

Divulgação Adapec.jpeg
27/02/2019

Adapec discute modernização de tecnologia da informação no Estado

Uma equipe de Tecnologia da Informação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) esteve na sede da Agência Tocantinense de Tecnologia da Informação (ATI), na terça-feira, 26, em Palmas, para conhecer e se inteirar sobre a nova proposta de modernização dos sistemas do Estado, que prevê o gerenciamento de toda a infraestrutura tecnológica.

Termina nesta quinta-feira, 28, o prazo final para o recadastramento obrigatório de lojas agropecuárias
27/02/2019

Encerra nesta quinta-feira, 28, o prazo final para o recadastramento anual de estabelecimentos comerciais e/ou industriais que se dedicam a comercialização, armazenamento, aplicação e a produção de produtos para uso na agropecuária. O cadastro é obrigatório e deve ser feito junto à Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), conforme prevê a Portaria nº 022/2019.

Ações de captura de morcegos hematófagos
25/02/2019

Ações de controle da raiva dos herbívoros chegam aos municípios de Brejinho e Monte Santo

Atendendo demandas dos produtores rurais dos municípios de Brejinho de Nazaré e de Monte Santo, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) encaminhou esta semana para estes dois municípios, uma equipe de controle da raiva dos herbívoros que estão desenvolvendo ações de controle da zoonose até o próximo dia 27 deste mês.