Notícias

Vacinação antiaftosa na Ilha do Bananal termina dia 30 de setembro

09/10/2018 - Dinalva Martins / Governo do Tocantins

Após 60 dias de execução da vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) encerram os trabalhos no dia 30 de setembro. A estimativa é concluir a ação em 358 retiros de indígenas e produtores e rurais vacinando cerca de 100 mil bovinos, independente da faixa etária. A campanha na região, que ocorre anualmente, iniciou no dia 1º de agosto.

Considerada uma região de difícil acesso por conta das características geográficas, a Ilha recebe uma atenção especial para garantir que 100% dos animais sejam vacinados. “Estão engajados nesta agulha oficial seis equipes de profissionais treinados que têm esse grande desafio de concluir a missão no tempo previsto. Até o momento, a avaliação é positiva, que resultará na continuidade da elevação do status sanitário do Tocantins”, destaca o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

A Ilha do bananal tem cerca de 2 milhões de hectares e faz divisa com oito municípios tocantinenses: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium. Na campanha realizada em 2017, foram vacinados 114.795 animais. A vacinação contra a brucelose também está ocorrendo, iniciou dia 1º de julho e segue até 31 de outubro, direcionada para as bezerras entre 3 e 8 meses de idade.

II etapa da campanha

No restante do Estado o calendário oficial para a campanha de vacinação contra a febre aftosa tem duas datas: maio e novembro. No próximo mês, de 1º a 30, os animais com até 24 meses de idade deverão ser vacinados contra a doença.

 

 

 

Compartilhe esta notícia