Notícias

Governador Mauro Carlesse abre oficialmente a segunda etapa da campanha de vacinação antiaftosa

06/11/2018 - Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

Com o objetivo de vacinar cerca de 4 milhões de bovídeos de até 24 meses de idade contra febre aftosa, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realizou na manhã desta terça-feira, 6, na Fazenda São Sebastião – Taquarussu Grande, no município de Palmas, a abertura oficial da segunda etapa da campanha de vacinação que teve início no dia 1º e segue até 30 de novembro. O evento contou com a presença do governador Mauro Carlesse, secretários de Estado, autoridades e produtores rurais.

Durante o evento, o governador Mauro Carlesse ressaltou o trabalho da Adapec e o compromisso dos produtores rurais na manutenção do status sanitário de livre da aftosa com vacinação. “O Tocantins continua livre da aftosa, graças ao trabalho, respeito e confiança que a Adapec adquiriu junto aos produtores rurais, por isso, estamos nos adequando para a retirada da vacinação em breve, o que possibilitará para nós, a abertura de novos mercados de exportação e agregar valores aos produtos cárneos e lácteos”, disse o governador.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha apontou os avanços e conquistas que a Agência tem alcançado, como a informatização do sistema por meio de internet em 100% dos municípios tocantinenses, oferecendo mais segurança no controle sanitário dos rebanhos. “Estamos avançando com o apoio do governador Mauro Carlesse, no plano de retirada da vacinação contra febre aftosa, o que nos dará o status de zona livre da doença sem vacinação, também recebemos recentemente a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) importante para nossas empresas que industrializam produtos e subprodutos de origem animal”, disse o presidente, acrescentando que a Agência trabalha para fortalecer as atividades de defesa animal e vegetal do Tocantins.

O secretario estadual de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Tiago Dourado, disse que a defesa é essencial para alcançar os mercados europeus e americanos, e que por isso, a retirada da vacinação vai dar uma pujança no setor pecuário do Estado.

Erradicado na Fazenda São Sebastião desde 1970, o senhor Fenelon Barbosa que recebeu o evento em sua propriedade, agradeceu os presentes e disse que sempre foi um pecuarista preocupado com a saúde do seu rebanho e que por isso, sempre buscou vacinar o seu rebanho contra aftosa e outras doenças que afetam os animais.

É importante lembrar que após a vacinação, os produtores rurais devem apresentar a declaração junto a Adapec até dez dias após os animais terem sido vacinados. A multa para quem deixar de vacinar é R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada.

Exportações

O Tocantins está habilitado a exportar carnes para mais de 130 países, e ocupa o 11º lugar no ranking nacional em número de bovinos. Em 2017, exportou mais de 28 mil toneladas de carnes e subprodutos, para 27 países. Entre os principais importadores estão: Rússia, Hong Kong, Chile, Egito e Emirados Árabes, respectivamente. Em 2018, de janeiro a setembro, já foram exportados 27,2 mil toneladas desses produtos para 29 países, já apontando um crescimento em relação ao ano anterior.

Compartilhe esta notícia