Notícias

Adapec promove reunião com proprietários de leilões nesta terça-feira em Palmas

18/12/2018 - Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promove nesta terça-feira, 18, a partir das 14 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) em Palmas, uma reunião com proprietários de leilões para atualização sobre mudanças na legislação de eventos agropecuários. Existem atualmente 27 leilões no estado cadastrados junto à Adapec.

Segundo a responsável técnica do Programa Estadual de Eventos Agropecuários, Caroline Soares Sousa, o principal assunto da reunião será sobre a responsabilidade dos leilões nas entradas e saídas de animais. “Com a mudança na legislação os proprietários de leilões passam a assumirem a responsabilidade no recebimento e saída dos animais como já acontece em outros estados da federação e à Adapec cabe a fiscalização dos eventos”, disse Caroline.

Os estabelecimentos de eventos agropecuários devem ter um Responsável Técnico, médico veterinário cadastrado na Adapec e habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para receber os animais nos leilões e emitir as Guias de Trânsito Animal (GTA’s) nas saídas dos animais, e posteriormente, prestar contas do evento na Adapec.

Compartilhe esta notícia