Notícias

Curso de Resenha é sucesso entre estudantes e profissionais

01/11/2019 - Andressa Figueiredo/CRMV/TO

 

Com sucesso de público foi finalizado na manhã desta sexta-feira, dia 01 de novembro, o nono Curso de Resenha, Legislação, Pelagem e Coleta de Material para Exames de AIE e Mormo. Ao todo, 28 pessoas, entre estudantes do 8º e 9º período e médicos veterinários atuantes, participaram da capacitação, obrigatória para profissionais que enviam materiais para laboratórios. O curso foi realizado pelo CRMV - Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

“Todo animal precisa da GTA – Guia de Trânsito Animal para poder ser transportado e no caso dos equídeos eles precisam também dos exames negativos e da resenha bem feita. A Resenha é o documento de identidade do animal, com as características que só ele tem”, explicou o médico veterinário da Adapec, Raydleno Tavares.

A competidora de provas de tambor, Camila Furtado, sabe bem a importância de uma resenha bem feita. Em viagem a Barretos, ela precisou contratar novo médico veterinário para refazer a resenha e os exames do seu cavalo. “A raça estava descrita da forma correta, mas a pelagem não, e tive que pagar tudo de novo, caso contrário não poderia entrar em Barretos”, explicou.

O treinamento terminou com as aulas práticas de Resenha e Colheita de material na manhã desta sexta, dia 01, ministradas pelo professor Vilton Ramos, e pelo médico veterinário César Romero, realizada no Rancho Katherine, em Palmas. “Na faculdade não vimos nada de resenha, por exemplo. Gostei muito do curso e a aula prática foi excelente”, disse o acadêmico do nono período da Católica Frederico Costa.

Para a médica veterinária da cidade de Dianópolis Marisa Araújo Prates, o curso é dinâmico e muito importante. “Vi muitas coisas novas e relembrei outras. Hoje em dia os donos de animais têm mais consciência da importância dos exames e da GTA. Espero ajudar bastante na região de Dianópolis, que tem muita vaquejada e muitas pequenas propriedades com equinos”, explicou.

Para o médico veterinário e professor de Equinocultura no curso de Técnico em Agropecuária, na cidade de Formoso do Araguaia, Wanderson Coelho, com o curso ele irá multiplicar informações importantes, além de poder ganhar uma renda extra na região. “Vou ensinar meus alunos a interpretarem da forma correta uma resenha e falar da importância da mesma. O curso é muito interessante e é curioso como temos uma diversidade de pelagem muito grande. É como uma digital, não encontraremos duas iguais”, comentou Coelho.  

“Cerca de 140 profissionais e acadêmicos em fase final da graduação já fizeram o curso de Resenha, que é uma obrigatoriedade super importante para realizarmos um trabalho de excelência para nossos clientes”, pontuou a presidente do CRMV TO, Railda Marques.

Teoria

Na quinta-feira, dia 31 de outubro, os inscritos no curso tiveram as aulas teóricas, no Campus II da Faculdade Católica. Foram abordados temas como Ética, Legislações Federais e Estaduais do PESE – Programa Estadual de Sanidade de Equídeos e a Retirada da vacinação contra a febre aftosa no Tocantins.

 

Compartilhe esta notícia