Notícias

Ações de controle da raiva dos herbívoros chegam aos municípios de Brejinho e Monte Santo

25/02/2019 - Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

Atendendo demandas dos produtores rurais dos municípios de Brejinho de Nazaré e de Monte Santo, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) encaminhou esta semana para estes dois municípios, uma equipe de controle da raiva dos herbívoros que estão desenvolvendo ações de controle da zoonose até o próximo dia 27 deste mês.

A Agência recebeu comunicado dos produtores rurais, sob a presença do morcego hematófago em algumas propriedades. “Recebemos a notificação de alguns produtores rurais que perceberam sinais da presença do morcego hematófago, principal transmissor da raiva em suas propriedades e enviamos uma equipe para estas localidades para fazer o monitoramento de abrigos e o controle populacional, além de orientar as pessoas sobre os riscos de transmissão da doença para o ser humano”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

O inspetor de defesa agropecuária da Adapec, José Emerson Cavalcante, relembra que a forma mais segura de prevenção contra a doença é a vacinação anual do rebanho.

Sintomas 
O animal que é infectado pelo morcego hematófago, apresenta alguns sintomas como isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.

A Agência alerta que o produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Em caso de dúvida ou denúncia em relação a defesa agropecuária, o produtor deve procurar o escritório da Adapec mais próximo ou entrar em contato por meio do Disque Defesa no número 0800 63 11 22.

Compartilhe esta notícia