Adapec reúne produtores rurais para discutir retirada da vacinação antiaftosa

22/03/2019 - Dinalva Martins / Governo do Tocantins

Em seguimento as orientações e esclarecimentos sobre todo o processo de retirada da vacinação contra a febre aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reuniu produtores rurais, lojistas e autoridades locais para debaterem o assunto nesta sexta-feira, 22, na Câmara Municipal de Guaraí. A palestra foi proferida pelo responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

O evento dá início a uma série de palestras que deverão ocorrer ao longo do ano em todo o Estado. “Apresentamos o contexto nacional e do Tocantins, discutindo todas as etapas do Plano Estratégico para a retirada da vacina contra a febre aftosa, com o intuito de que todos estejam conscientes e bem informados da importância do cumprimento das normas”, disse.

Um dos temas debatidos foi a substituição da vacina de 5 ml para uma nova dose de 2 ml bivalente (para dois tipos de vírus A e O), que já começa a valer a partir de 1º de abril. Portanto, para a próxima campanha, que ocorrerá entre os dias 1º e 31 de maio, só será permitida a utilização do novo produto.