Notícias

Técnicos da Adapec retornam ao Tocantins após experiência na missão de controle da Peste Suína Clássica no Piauí

31/05/2019 - Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

Os quatro técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que estavam esta semana em missão no Piauí, retornam ao Tocantins neste sábado, 1º de junho depois de desenvolverem diversas ações de combate à Peste Suina Clássica (PSC) junto com os profissionais da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

Na missão, os profissionais tocantinenses auxiliaram nas atividades de saneamento de foco, colheita de material, atendimento as notificações, realização de vigilância, educação sanitária, sacrifício de animais positivos, entre outros.

O gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, disse que foi uma experiência de aprendizado para a equipe e ao menos tempo uma contribuição ao estado do Piauí. “Estamos retornando com o sentimento de que fizemos algo importante em prol da defesa sanitária, pois durante esta semana, tivemos a oportunidade de vivenciar uma situação real de foco e ali realizar junto com os colegas da Adapi desde o atendimento da notificação, até o saneamento”, enfatizou Sérgio.

Para o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, essa troca de experiência e colaboração entre as agências de defesas é fundamental para o controle de doenças e reforça o compromisso do Tocantins em defender seu status internacional de livre da PSC.

Participaram da missão no Piauí, Karen Mota de Wanderlândia, Pedro Moura de Miracema, Regina Gonçalves e Sérgio Liocádio, ambos de Palmas.

Compartilhe esta notícia