Notícias

Escolinha da Adapec apresenta informações sobre sanidade e inspeção animal e vegetal no 2º dia na Agrotins 2019

08/05/2019 - Welcton de Oliveira

Com foco na educação sanitária, a Agência de Defesa Agropecuária, criou na Feira Agrotecnologica do Tocantins (Agrotins 2019), um espaço denominado “Escolinha da Adapec” dedicado a levar informações ao público por meio de palestras sobre o sistema de defesa, inspeção e sanidade animal e vegetal.

Neste segundo dia da Feira foram realizadas palestras com a participação de estudantes, produtores rurais e o público em geral. Logo pela manhã, estudantes da Escola Família Agrícola (EFA) de Porto Nacional participaram de uma palestra sobre Brucelose e Tuberculose, proferida pela Responsável Técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Carolina Ozorio que apresentou aos alunos, as duas zoonoses, suas formas de transmissão, sintomas, prevenção, legislações, entre outros pontos importantes sobre as doenças.

Uma informação importante acrescentada foi sobre a vacinação obrigatória da Brucelose com as vacinas B19 e Rb 51, com os devidos cuidados na manipulação da vacina, sendo permitida somente a aplicação por médicos veterinários ou auxiliares de vacinadores devidamente qualificados. Sobre a tuberculose, não há vacina, por isso, a prevenção é essencial.

“Gostei muito da palestra, pois tenho interesse em fazer o curso de auxiliar de vacinador da brucelose, já que na minha região não tem ninguém que faça a vacinação e o este assunto é fundamental para a nossa saúde também”, disse o estudante da EFA, Wanderson Nunes da Silva.

Sobre a raiva dos herbívoros, o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, José Emerson Cavalcante, explicou que a vacinação do rebanho é a forma mais eficaz e segura para proteger o rebanho, contra a zoonose. Além disso, abordou o cenário da doença no Estado, as formas de transmissão, controle populacional do morcego hematófago que é o principal transmissor da raiva e o trabalho realizado pela Agência para o controle da doença no Tocantins.

Ao lado Escolinha, um estande com produtos inspecionados e que, recentemente aderiram por meio da Adapec ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), apresentou ao público a importância do consumo de produtos inspecionados.

E para reforçar este assunto, a Adapec promoveu uma palestra sobre inspeção de leite e derivados, proferida pelo médico veterinário da Adapec, Antônio José de Sousa Caminha que apresentou aos estudantes presentes, a importância dos produtos serem atestados pelo serviço oficial de inspeção, sendo eles: Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Serviço de Inspeção Federal (SIF) e Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

Adapec na Agrotins

Programação da Adapec

Para esta quinta-feira, 9, a Adapec terá a seguinte palestras:

10:10 – Retirada da vacinação contra febre aftosa – Escolinha da Adapec

14:00 – Abate Clandestino – Escolinha da Adapec

15:00 – Inspetor Júnior – Escolinha da Adapec

17:00 – Mormo nos Equídeos – Escolinha da Adapec

Compartilhe esta notícia