Notícias

Agrotins: Escolinha da Adapec promove ciclo de palestras para produtores rurais e estudantes

09/05/2019 - Welcton de Oliveira

Os visitantes dos estandes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), nesta quinta-feira, 9, no período da tarde, puderam acompanhar um ciclo de palestras, além de degustar os produtos de origem animal das empresas registradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), entre elas, as marcas Scalía e Carinho. No local é possível tirar dúvidas e receber material educativo sobre as principais doenças que acometem os animais e as principais pragas de impacto econômico das lavouras.

O tema sobre abate clandestino, foi ministrado pelo inspetor de defesa agropecuária Dwany de Sousa Carvalho, que apresentou o cenário da atuação da Adapec contra abate ilegal dos animais. “Temos uma atuação junto com outros órgãos no combate ao abate clandestino, porém ainda temos grandes desafios nesta questão,” disse o inspetor, alertando que o consumo de produtos sem inspeção coloca em risco a saúde humana. O Tocantins conta atualmente com 31 empresas registradas no SIE, que são fiscalizadas pela instituição.

Em seguida, o tema sobre inspeção de produtos de origem animal foi concluído com a apresentação do Projeto Inspetor Júnior pela inspetora de defesa agropecuária, Hellen Núbia Maciel. O projeto foi criado pela Adapec com o objetivo de promover educação sanitária junto às escolas e instituições do Tocantins.

A última palestra do dia abordou a sanidade dos equídeos com foco no Mormo, doença infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete principalmente os equídeos (asininos, equínos e muares). O palestrante da Adapec, Raydleno Mateus Tavares apresentou o que é a zoonose, abordou sobre as principais fontes de infecção e transmissão, sintomas e também as ações previstas na legislação.

Programação da Adapec

A programação de palestras continua nesta sexta-feira, 10, na Escolinha da Adapec, com os seguintes temas:

09:00 – Achados em frigoríficos   

10:00 – Portal do Produtor

11:00 – Uso correto e seguro de agrotóxicos

14:00 – Ferrugem Asiática

15:00 – Tecnologia de aplicação de defensivos

17:00 – Manejo da cigarrinha do milho

 

Compartilhe esta notícia