Notícias

Tocantins vacina mais de 440 mil bezerras contra brucelose no primeiro semestre deste ano

31/07/2019 - Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou na tarde desta quarta-feira, 31, o índice vacinal contra brucelose, no primeiro semestre de 2019, sendo vacinadas 440.815 bezerras entre três e oito meses de idade, atingindo 95,97% das bovídeas em idade vacinal.

Para o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, o índice alcançado é satisfatório para o controle e erradicação da brucelose no Estado. “A brucelose é uma zoonose, e por isso, o seu controle é essencial para a saúde humana e para a economia, e os produtores rurais estão cada vez mais conscientes das suas responsabilidades”, destacou o presidente.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro explicou que os produtores que deixaram de vacinar as bezerras com a vacina Cepa B19 serão autuados pela Adapec com multa no valor de R$ 5,32 por fêmea não vacinada e R$ 127,69 pela não declaração e, além disso, terão a ficha cadastral bloqueada até a apresentação da declaração de vacinação com a vacina Cepa RB 51. 

Vale ressaltar que, para executar a vacinação com a RB 51, o produtor rural deve antes ir ao escritório da Agência para regularizar sua situação e procurar um médico veterinário cadastrado no PECEBT para emitir o receituário para aquisição da vacina, após, o médico veterinário ou seus auxiliares cadastrados na Adapec vão à propriedade para fazer a aplicação da vacina, pois como a vacina é de microorganismos vivos atenuados, só deve ser feita por estes profissionais devidamente cadastrados.

Compartilhe esta notícia