Notícias

Presidente da Adapec vai ao RS participar de Fórum sobre sanidade agropecuária

27/08/2019 - Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, viajará nesta quarta-feira, 28, para a cidade de Esteio - RS, onde participará da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa). O evento encerrará no dia 29 e no dia 30 acontece o 1º Fórum Nacional Bianual do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) que irá debater o Plano Nacional Estratégico de retirada da vacinação contra febre aftosa.

Na reunião do Fonesa serão discutidas diversas pautas voltadas a sanidade agropecuária, entre elas, as ações voltadas para o programa de controle da Mosca da Carambola e da Peste Suína Clássica. 

Já no Fórum Nacional do PNEFA os representantes dos estados vão debater o plano estratégico de retirada da vacinação contra aftosa, suas contextualizações, os desafios, importância do setor privado no plano, participação do setor privado na implantação, execução e gestão do plano.

Também estará presente no Fonesa, o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende.

Fonesa

O Fórum representa todos os órgãos estaduais de defesa agropecuária. Seu objetivo é definir as diretrizes da política de sanidade animal e vegetal e promover a permanente articulação entre os órgãos de defesa agropecuária, com vistas ao desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal. 

Compartilhe esta notícia