Notícias

Abatedouro frigorífico habilitado ao SIE é inaugurado em Nova Olinda

02/09/2019 - Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária acompanhou na manhã do último sábado 31, um abate experimental de bovinos, em um novo abatedouro frigorífico, no município de Nova Olinda, na região norte do Estado que é cadastrado ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A Agência aprovou o sistema de abate do empreendimento que possui capacidade de abate de 40 bovinos e bubalinos/dia.

O gerente de Inspeção Animal da Adapec, Jean Paulo Galleti destacou o papel da Agência no acompanhamento e orientação à empresa dentro das normas sanitárias de abate para habilitação no SIE. “Foi um projeto que o acompanhamos desde o início e agora com este abate experimental passa a integrar ao SIE, e assim, oferecer carne inspecionada com qualidade para a população,” ressaltou Jean.

“Este é mais um empreendimento que contribuirá para alavancar a economia do Estado e daquele município com geração de emprego e renda, e também possibilitará aos consumidores o acesso a produtos cárneos certificado pela Adapec com qualidade”, disse o presidente da Agência, Alberto Mendes da Rocha.

A Adapec manterá na indústria, um inspetor (médico veterinário) em todos os abates que serão feitos no abatedouro, que atuará em todas as fases da inspeção desde os procedimentos recebimento dos animais, abate, câmara fria e transporte para entrega. Com o registro no SIE a empresa está autorizada a comercializar a carne bovina em todo o estado do Tocantins.

Dados

Com a inauguração deste abatedouro, o Tocantins passa a contar com 6 frigoríficos cadastrados no SIE, distribuídos nos municípios de Araguaína, Porto Nacional, Silvanópolis, Miracema, Palmeiropolis e Nova Olinda. Junto estes matadouros abateram este ano, até 31 de julho, 50.888, cabeças de bovinos e bubalinos.

Compartilhe esta notícia