Notícias

Governo melhora estrutura física da Adapec e aperfeiçoa atendimento ao produtor rural

30/01/2020 - Jesuino Santana Jr./Governo do Tocantins

Uma das propostas contidas no Plano de Governo do governador Mauro Carlesse, entregue à Justiça Eleitoral em 2018, era a melhoria estrutural da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em Palmas e no interior do Tocantins. A medida visa não apenas a qualidade de trabalho e conforto dos servidores da pasta, mas também do atendimento feito ao produtor rural.

De acordo com o órgão, o Governo entregou no ano passado cerca de mil novas cadeiras para as unidades da Adapec e barreiras fixas, totalizando um investimento de mais de R$ 390 mil. Além disso, foram adquiridos 62 computadores, 62 nobreaks e 36 impressoras, via emenda parlamentar, no valor de R$ 217 mil.

O Governo também conseguiu a informatização de 100% dos escritórios regionais da Adapec. Em 2019, após interligação dos escritórios foi autorizado a emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA) pelo próprio produtor, desburocratizando o serviço.

Além de equipamentos e mobiliários, as unidades da Adapec também receberam nova identidade visual. Nos municípios de Paraíso, Araguaína, Pedro Afonso e Gurupi, os prédios ganharam ainda nova pintura externa e interna. Em relação às barreiras fixas, o órgão criou uma no município de Araguaçu e está com processo de reforma em andamento das demais no interior do Tocantins.

Fiscalização

Outra meta estabelecida no Plano de Governo do governador Mauro Carlesse é a mobilização da Adapec visando a implantação de abatedouros e a criação de serviços de inspeção municipal e estadual.

De acordo com o órgão, foram realizadas cinco auditorias em estabelecimentos de Inspeção Estadual para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), todos com parecer favorável. Além disso, houve a inclusão de três novos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). O total de inspeções realizadas nos estabelecimentos com SIE foi de 3.027 fiscalizações.

Vacinação

As vacinações contra a febre aftosa também obtiveram grande êxito em seus resultados. No mês de maio do ano passado, a 1ª etapa alcançou índice vacinal de 99,13%; e na 2ª etapa, no mês de novembro, o índice alcançado foi de 97,70%.

Agrotins

A Agência de Defesa Agropecuária é também uma das grandes parceiras da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. Na última edição, em 2019, foram realizadas 17 palestras na Escolinha da Adapec. Durante os cinco dias de feira, foram atendidas 600 pessoas entre produtores rurais, comunidade em geral e alunos, que receberam orientações técnicas e tiveram acesso a material educativo sobre as principais doenças que acometem os animais e as principais pragas que afetam a agricultura.

Compartilhe esta notícia