Notícias

Adapec e Saúde promovem treinamentos sobre raiva humana e animal

10/03/2020 - Dinalva Martins-Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove uma série de treinamentos sobre vigilância e profilaxia da raiva humana e animal. Nesta terça-feira, 10, as equipes estiveram no município de Silvanópolis ministrando palestras para 35 profissionais, entre eles, médicos, técnicos de enfermagem, técnicos em vigilância epidemiológica, agentes comunitários de saúde das zonas rurais e urbanas, bem como, técnicos da Adapec.

O palestrante e inspetor de defesa agropecuária da Agência, José Pereira Veloso Júnior, disse que as parcerias tem fortalecido o trabalho de prevenção da doença e colaborado com a redução de focos. “Abordamos o contexto da enfermidade no animal, apresentamos nosso trabalho de controle da doença e incentivamos a troca de informações entre as pastas, para que uma auxilie a outra”, ressaltou.

De acordo com a responsável pela Assessoria de Zoonoses e Animais Peçonhentos da SES, Iza Alencar, desde 2017 as instituições vem colaborando entre si com capacitações, ações educativas e assessoria na investigação de casos suspeito da doença em humanos e animais. “Atuamos em conjunto, por meio de um termo de cooperação técnica, compartilhamos dados e conhecimentos, como acontece nesses treinamentos, assim as equipes de saúde se tornam mais conscientes e preparadas para atuar em possíveis casos”, pontuou.  

Cronograma

As equipes também estarão em Santa Rosa, no dia 11 de março, e em Brejinho de Nazaré no dia 12 de março, onde finalizam as atividades.

 

 

Compartilhe esta notícia