Notícias

Rebanho de bovídeos da Ilha do Bananal começa a ser vacinado contra aftosa a partir do dia 1º de agosto

29/07/2020 - Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

A partir deste sábado, 1º de agosto, começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa do rebanho da Ilha do Bananal. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a expectativa é vacinar aproximadamente 100 mil bovinos e bubalinos, distribuídos em cerca de 350 retiros. A campanha será realizada até o dia 30 de setembro.

Desde o mês de junho a Adapec está organizando a campanha, com equipes técnicas de campo e de apoio logístico. Já foi realizado pela Agência um trabalho prévio notificando os indígenas e produtores rurais sobre o agendamento e orientações técnicas em relação ao manejo dos animais.

“Durante estes 60 dias, as equipes da Adapec estarão na Ilha do Bananal para vacinar todos os animais contra febre aftosa. É um trabalho que exige uma dedicação grande por parte dos servidores, porém, com a experiência que já temos em campo, cremos que até o final da campanha alcançaremos nosso objetivo,” disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha. 

Em 2019, foram vacinados 116.796 animais, destes 92,13% sob a responsabilidade dos técnicos da Adapec, o restante contou com o apoio das equipes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). Ambos vem contribuindo há alguns anos com a campanha na Ilha e seguirão também na etapa deste ano.

Ilha do Bananal

A Ilha do bananal tem cerca de 2 milhões de hectares e faz divisa com oito municípios tocantinenses: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium. Devido às suas características de relevo e terreno, no período chuvoso, se torna quase intransitável, pois a região fica alagada. Diante disso, a vacinação só ocorre na época da seca e uma vez por ano, para todos os bovinos, independente da faixa etária.

Compartilhe esta notícia