Notícias

Adapec destaca importância da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos no Dia Nacional do Campo Limpo

18/08/2020 - Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) aproveitou nesta terça-feira, 18, data em que se comemora o Dia Nacional do Campo, para reforçar aos produtores rurais, a importância da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, bem como os cuidados no manuseio e aplicação destes produtos.

“Apesar de estarmos numa pandemia, queremos alertar os produtores rurais tocantinenses para que continuem assumindo com responsabilidade o compromisso com a devolução de suas embalagens nas centrais e postos de recebimento,” disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha. 

O gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos Cesar Barbosa destacou que a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos é uma exigência da Lei, e que por isso, os produtores devem devolvê-las com suas tampas e rótulos no prazo de até um ano após a compra, porém, se sobrar produto na embalagem ele tem mais seis meses de carência para a devolução. “As embalagens devem ser submetidas à tríplice lavagem, para reduzir a quantidade de resíduo e o risco de contaminação humana, dos animais e do meio ambiente,” completou Carlos Cesar.

Carlos Cesar também alertou para que os produtores só façam uso de agrotóxicos quando houver realmente a necessidade, e mediante receituário agronômico emitido por um profissional especialista na área de agrotóxicos.

Para fazer a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, nas centrais ou postos de recebimento, o produtor deve fazer um agendamento, conforme está indicado o local na nota fiscal da compra do produto.

No Tocantins, a Adapec atua realizando ações de fiscalização dos agrotóxicos nos estabelecimentos comerciais agrícolas, observando o cadastramento, as condições de segurança do armazenamento, a documentação de origem, receituário agronômico, entre outros documentos. O órgão também realiza fiscalização do uso de agrotóxicos e o armazenamento nas propriedades rurais, bem como a devolução das embalagens vazias nas unidades de recebimento e do uso correto e seguro de agrotóxico e seus componentes e afins.

Dia Nacional do Campo Limpo

Foi uma data criada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) que tem como objetivo reconhecer a participação dos diferentes agentes, agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público no processo de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil.

Recomendações e cuidados

- O produtor só deve adquirir produto agrotóxico com receita agronômica emitida por profissional legalmente habilitado.

- Usar Equipamento de Proteção Individual durante o manuseio de agrotóxico.

- Na aplicação dos produtos, é importante ler as instruções na bula do produto; lavar todo material usado para misturar e aplicar os agrotóxicos; fazer a revisão no equipamento observando se está em perfeita condição de uso; preparar a calda na quantidade certa, longe de casas e cursos de água; não fumar, não beber e nem comer durante o preparo da calda e aplicação; nunca aplicar o produto contra o vento; fazer a tríplice lavagem após a aplicação; lavar os equipamentos de aplicação longe das casas, rios, represas etc; lavar os EPIs e as roupas separadamente das outras e deixá-las secar ao ar livre; tomar banho com água fria e sabão para retirar qualquer resíduo do agrotóxico.

Compartilhe esta notícia