493912_1000 (1)_100.jpg
04/01/2021

Tocantins inicia recadastramento de estabelecimentos agropecuários

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), comunica aos proprietários de dos estabelecimentos comerciais e/ou industriais que se dedicam a comercialização, armazenamento e aplicação de produtos para uso na agropecuária que o prazo para o recadastramento anual obrigatório junto à Agência está aberto e segue até o dia 28 de fevereiro. A estimava é que sejam recadastrados cerca de 480 estabelecimentos agropecuários no Estado.

Lenito Abreu_100.jpg
23/12/2020

Adapec publica novas regras sobre aplicação de agrotóxicos

O descumprimento das exigências poderá acarretar em multas e outras sanções previstas na legislação estadual e federal

Dinalva Martins-Governo do Tocantins (1)_100.jpg
23/12/2020

Comprovação da vacinação contra febre aftosa encerra dia 30 de dezembro

Quem ainda não informou que vacinou os animais precisa ficar atento para evitar multas e outras sanções

brucelose_100.jpg
16/12/2020

Vacinação contra brucelose em bovídeas de 3 a 8 meses deve ser realizada até 31 de dezembro

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), alerta os produtores rurais, proprietários de bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 a 8 meses de idade, que ainda não vacinaram estes animais contra a brucelose, para ficarem atentos ao fim do prazo da segunda etapa de vacinação que encerra no próximo dia 31 deste mês. O produtor que deixar de vacinar pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado, R$ 127,69 pela não declaração e a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização.

Adapec-Governo do Tocantins (5)_100.jpg
15/12/2020

Mais um caso de mormo em equídeo é confirmado no Tocantins

A propriedade foi interditada e o animal será sacrificado na próxima semana.

Dinalva Martins-Governo do Tocantins (1)_100.jpg
15/12/2020

Agroindústrias crescem no Tocantins e potencializam produção e comercialização de produtos de origem animal

O setor agropecuário tocantinense continua sendo um dos principais responsáveis pelo crescimento da economia. Mesmo em um ano marcado por desafios, a produção no campo não parou. Neste ano, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), registrou quatro novas agroindústrias no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e encerra 2020 totalizando 30 estabelecimentos certificados e sete no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

Foto2-Apreensão em Araguaína_100.jpg
10/12/2020

Adapec e Polícia Civil desarticulam comércio clandestino de produtos de origem animal em Araguaína

Dando sequência ao trabalho de combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) com o apoio da Polícia Civil, apreendeu nesta quarta-feira, 9, cerca de 129 quilos de produtos impróprios para o consumo em um estabelecimento de Araguaína, na região norte do Estado. O infrator foi autuado em dois autos de infração de R$ 5 mil reais cada um pela adulteração de matéria-prima e por esconder e dificultar a fiscalização. Ele ainda foi preso pelos crimes de falsificação, corrupção, adulteração dos produtos alimentícios, comércio e distribuição.

Juliano Milhomem-Governo do Tocantins (1)_100.jpg
07/12/2020

Órgãos de fiscalização concluem operação de combate ao uso e descarte irregular de agrotóxicos na região central do Estado

Durante a operação foram emitidos pelo Ibama autos de infrações que somam mais de R$ 426 mil. Durante a operação foram emitidos pelo Ibama autos de infrações que somam mais de R$ 426 mil.

Captura no norte do Tocantins_100.jpg
03/12/2020

Ações de controle da raiva dos herbívoros atende produtores rurais de quatro municípios no norte do Estado

O Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) concluiu nesta quarta-feira, 2, uma ação de monitoramento e captura de morcegos hematófagos (principal transmissor da raiva), atendendo demandas de 13 produtores rurais dos municípios de Xambioá, Araguatins, Buriti do Tocantins e Riachinho.

NOTIFICAÇÃO_100.jpg
03/12/2020

Novo canal para notificação de enfermidades nos animais

A Adapec disponibiliza no site a plataforma do Ministério da Agricultura para os usuários possam fazer notificação de doenças em animais da propriedade rural. No site você clica na aba Área Animal e depois no link " Notificação de enfermidades", lá você terá o passo a passo e todas as informações necessárias.