Notícias

WhatsApp Image 2021-03-05 at 11.42.15.jpeg
05/03/2021

Adapec mantém ações de controle de mormo no Tocantins

Com o objetivo de manter o controle do mormo no Tocantins e preservar a sanidade do plantel equídeo, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) continua o trabalho de investigação epidemiológica nas propriedades circunvizinhas onde houve vínculos com propriedades/focos nas regiões norte e sudeste do Estado para constatar se há novos casos nos possíveis contatos entre os animais, e assim evitar a propagação da doença.

Adapec-Governo do Tocantins (2)_100.jpg
03/03/2021

Governo do Tocantins habilita laticínio ao SISBI para atuação em todo o país

Os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou no Serviço de Inspeção SIE que têm interesse de adesão ao sistema devem procurar a Adapec  

WhatsApp Image 2021-03-03 at 10.05.01.jpeg
03/03/2021

NOTA DE PESAR - Haroldo Maia Mergulhão

É com profunda pesar que a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) comunica o falecimento do servidor aposentado, Haroldo Maia Mergulhão, 65 anos, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 3, vítima da Covid-19.

Reunião do grupo gestor aftosa
02/03/2021

Grupo gestor se reúne para debater ações do plano estratégico para retirada da vacinação contra febre aftosa

Representantes do Grupo Gestor estadual da retirada da vacinação contra febre aftosa reuniram-se na manhã desta terça-feira, 2, por meio de videoconferência, para avaliar o andamento e as ações do plano estratégico que visa o fim da vacinação no Tocantins, prevista para ocorrer após adiamento, em 2022.

Setor de pesquisa
01/03/2021

Adapec e setor produtivo debatem Instrução Normativa que aprimora o sistema de defesa agropecuária na produção de soja

Dando sequência ao trabalho de aperfeiçoamento da Instrução Normativa nº 03/2020, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 1º de março, com representantes de empresas de pesquisas de soja que atuam no Estado a fim de apresentar a minuta do documento e ouvir o setor.

Captura de morcego hematófago
26/02/2021

Após registro de três focos de raiva em herbívoros, Adapec recomenda vacinação nas regiões afetadas

Visando a preservação da saúde animal e humana, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está recomendando aos produtores rurais do Tocantins, principalmente dos municípios de Rio Sono e Monte do Carmo, localizados nas regiões nordeste e central do Estado, onde foram registrados três casos de raiva, que vacinem seus animais. A vacinação, apesar de não ser obrigatória, é a forma mais eficaz de controle da enfermidade.

Foto Delfino Miranda - Governo do Tocantins_100.jpg
25/02/2021

Adapec prorroga até 31 de março o prazo para recadastramento obrigatório de estabelecimentos agropecuários

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) assinou nesta quinta-feira, 25, a Instrução Normativa nº 04, de 24 de fevereiro de 2021, que prorroga até 31 de março, o prazo para o recadastramento obrigatório dos estabelecimentos comerciais e/ou industriais que se dedicam a comercialização, armazenamento e aplicação de produtos para uso na agropecuária, inclusive de produtos veterinários. Os certificados de registro para funcionamento dos estabelecimentos expedidos pela Adapec também foram prorrogados até esta data.

Foto _inspeção-Lenito Abreu.jpeg
24/02/2021

Tocantins recebe autorização para habilitação de agroindústrias ao e-Sisbi

O Tocantins recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorização para habilitar agroindústrias por meio eletrônico no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (e-Sisbi). O governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), havia feito o pleito junto ao Mapa no ano passado. A partir de agora as empresas interessadas em fazer a adesão ao Sisbi poderão fazer todo o processo direto na Adapec.

220864_1000_100.jpg
19/02/2021

Tocantins registra crescimento de 43% na produção de aves comerciais em 2020

O setor avícola tocantinense vem ganhando destaques e investimentos, além de garantir a sanidade e alta qualidade na produção. Prova disso, é o registro de um aumento significativo de 43% na produção de aves comerciais em 2020, em relação ao ano anterior, passando de 24,4 milhões de aves para 34,9 milhões, segundo dados da movimentação das aves emitidos pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Foto 2 - Joatan Silva - Governo do Tocantins_100.jpg
11/02/2021

Adapec orienta apicultores sobre cuidados no controle de pragas em apiários

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), orienta os apicultores e meliponicultores tocantinenses a manterem os cuidados e as orientações do órgão, a fim de evitar a entrada de novas pragas, como a Aethina Tumida, conhecida como besouro das colmeias, que pode comprometer a apicultura e causar sérios danos econômicos. Atualmente o Tocantins conta com 53 apiários cadastrados junto a Adapec.

Ver mais notícias