Notícias

Apreensão de queijos em Pequizeiro
22/02/2019

Adapec e Polícia Civil realizam operação em laticínio clandestino na zona rural de Pequizeiro

Com o objetivo de combater o comércio clandestino de produtos de origem animal, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e a Delegacia de Polícia Civil de Pequizeiro, realizaram na manhã desta sexta-feira, 22, uma ação conjunta em uma propriedade na zona rural de Pequizeiro que culminou na apreensão de 25 quilos de queijos impróprios para consumo em um laticínio clandestino, além de outros produtos, como sal bovino, vacinas antiaftosa e um galão de salmoura. O local já estava interditado pela Adapec pelas mesmas práticas, o proprietário foi autuado no valor de R$ 2.500,00 reais e os produtos foram inutilizados no aterro sanitário de Guaraí.

Fonesa_100.jpg
18/02/2019

Tocantins participará de Fórum sobre sanidade agropecuária

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, participará da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) que será realizada na terça-feira, 19, no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. Na oportunidade, a Agência discutirá demandas sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa, bem como participará da eleição para escolha da nova diretoria para o biênio 2019-2020.

Dinalva Martins (2)_100.jpg
15/02/2019

Adapec incentiva adesão das empresas ao SISBI para expandir a comercialização de produtos

Na manhã desta sexta-feira, 15, a gerência de inspeção animal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), recebeu representantes da primeira empresa que aderiu ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) no Tocantins. Na ocasião, foi finalizado o processo de rotulagem dos produtos para expansão da comercialização.

Foto Delfino Miranda (1).JPG
15/02/2019

Adapec alerta empresários de estabelecimentos agropecuários sobre fim do prazo de recadastramento obrigatório

Faltando duas semanas para o encerramento do prazo de recadastramento dos estabelecimentos agropecuários que se dedicam a comercialização de produtos para uso na agropecuária, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), alerta os lojistas para procurarem o órgão para a regularização. O cadastro é obrigatório e o lojista que deixar de fazê-lo estará sujeito às penalidades previstas na legislação estadual, podendo inclusive ter seu estabelecimento interditado.

Foto Delfino Miranda (3).JPG
14/02/2019

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade

Emitir a Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA) de qualquer local que o produtor rural estiver online já é uma realidade. A partir de segunda-feira, 18, o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato) estará liberado para os mais de 56 mil produtores rurais ativos na exploração pecuária. Os interessados precisam fazer o cadastro no escritório da Adapec, munidos da documentação pessoal, assinar um Termo de Sigilo e Responsabilidade para terem login e senha. Depois, basta acessar o site www.adapec.to.gov.br e clicar na aba “Produtor online”.

Foto Delfino Miranda1.JPG
13/02/2019

Adapec contará com auxílio de drone na fiscalização a partir de março

Para aumentar o alcance da fiscalização nas áreas animal e vegetal, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a partir do mês de março, contará com o uso de drone. Uma reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã desta quarta-feira, 13, em Palmas. O veículo aéreo não tripulado auxiliará no monitoramento das lavouras, das propriedades rurais, leilões, movimentação de animais, entre outros.

Foto Delfino Miranda (5).JPG
13/02/2019

Emergência sanitária em suínos é tema de capacitação que começa nesta quarta-feira

Cerca de 40 inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participam da capacitação de emergência sanitária em suínos que iniciou nesta quarta-feira, 13, e segue até sexta-feira, 15, com aulas teóricas e práticas, no Campus II da Faculdade Católica, em Palmas. O objetivo é proporcionar aos profissionais mais conhecimentos para atendimento rápido e preciso das doenças que acometem a suinocultura brasileira. No Tocantins, o rebanho de suínos em granjas e criatórios de subsistência é de aproximadamente 295,6 mil animais.

Grupo gestor do plano estratégico de retirada da vacinação antiaftosa reúne para discutir ações
12/02/2019

Grupo gestor do plano estratégico de retirada da vacinação antiaftosa reúne para discutir ações

O grupo gestor do plano estratégico para retirada da vacinação contra febre aftosa reuniu na tarde desta terça-feira, 12, na sede da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em Palmas para avaliarem o andamento do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa e planejar as próximas ações.

Adapec promove reunião com responsáveis técnicos de leilões
12/02/2019

Adapec promove reunião com responsáveis técnicos de leilões

Responsáveis técnicos de estabelecimentos leiloeiros e demais profissionais que trabalham na área de eventos pecuários de alguns municípios do Estado reuniram-se na tarde desta terça-feira, 12, com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) para discutirem as alterações da legislação que trata de eventos pecuários, por meio da Portaria nº 15/2019. A reunião aconteceu na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins (CRMV-TO). 

Presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, recebe impressoras adquiridas por meio de emendas parlamentares estadual
12/02/2019

Com recursos de emendas parlamentares, Adapec adquiri computadores e impressoras

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) adquiriu 36 impressoras e aguarda a entrega, em breve, de 42 computadores para atualização dos equipamentos e consequentemente melhorar o atendimento aos produtores rurais e a população em geral. Após o recebimento de todo o material será feito um levantamento para a sua distribuição nos escritórios que tenham mais necessidade.

Ver mais notícias