Silvicultura

A Silvicultura é o cultivo de florestas através do manejo agrícola, afim de produzir madeiras e outros derivados para satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, promover o uso racional das florestas.

No Estado do Tocantins a Silvicultura vem seguindo uma tendência mundial de crescimento sustentável e ganha espaço no agronegócio tocantinense. A atividade é recente e já tem mostrado aos setores interessados, ser uma atividade promissora e rentável para o grande, médio e pequeno produtor.

A ampliação da área plantada apresenta uma perspectiva muito grande para o futuro, segundo levantamento da Adapec/Seagro que vem sendo realizado desde 2011 em todo o Estado. De acordo com a Seagro, em 2006 havia cerca de 16.000 ha de floresta, já no levantamento efetuado em 2011 essa área ampliou-se para 83.000 ha, totalizando um crescimento de 501% no período.

As principais espécies cultivadas no Estado são: eucalipto, seringueira, teça e acácia. Sendo o eucalipto com maior predominânciaem relação às outras.

Desde 2011 a Adapec vem realizando em todos os municípios do Estado,  o cadastramento das áreas cultivadas com florestas a fim de iniciar um programa de monitoramento de pragas que apresentam restrições fitossanitárias, no caso   vespa  da madeira que está presente nos Estados (RS, PR, SC, SP e MG) e da  broca da madeira presente em (MT)

Essas duas pragas preocupam a Adapec, porque não existem no Estado e nos locais que estão presentes causam grandes prejuízos à produção de madeira para o comércio.