Notícias

Divulgação Adapec (2)_100.jpg
21/09/2017

Adapec promove capacitação em análise de produtos de origem animal

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec) promove até esta sexta-feira, 22, em Araguaína, o curso sobre práticas laboratoriais em análise de alimentos de origem animal, direcionada aos inspetores agropecuários que atuam na área de inspeção animal. O Tocantins conta com 25 empresas registradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), entre elas, laticínios, frigoríficos e entrepostos cárneos e de mel, onde a Agência executa a fiscalização permanente e/ou periódica. A capacitação teve início na quarta-feira, 20.

Reunião técnica área vegetal
19/09/2017

Adapec reúne inspetores para discutirem ações de defesa sobre a praga Amarantus Palmeri

A praga Amaranthus palmeri, um tipo de caruru que preocupa agricultores e pesquisadores, está sendo discutida em reunião técnica promovida pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) para cerca de 60 inspetores de defesa agropecuária da área vegetal da Adapec, entre os dias 18 e 20 de setembro, em Palmas. No Tocantins, não há incidência da praga, porém, há registros da sua presença em algumas regiões do estado do Mato Grosso.

DSC_0892.JPG
19/09/2017

Adapec discutirá programa de controle da raiva dos herbívoros em fórum regional

Nos próximos dias 20 e 21 de setembro, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participará da I Reunião de Programas Estaduais de Controle da Raiva dos Herbívoros da Região Norte, promovida pelo Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), no estado do Pará. O objetivo do evento é discutir a situação atual dos programas nacionais, para buscar o fortalecimento das parcerias com Secretarias de Saúde, bem como compartilhar ações exitosas executadas em cada estado participante, suas dificuldades e perspectivas.  

RI de Divinópolis
18/09/2017

Prefeitura de Divinópolis disponibiliza área para construção de posto de recebimento de embalagens de agrotóxicos durante RI

Reuniram-se, na última sexta-feira, 15, durante a realização do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, em Divinópolis, na região oeste do Estado, representantes da Agência de Defesa Agropecuária, da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia) e o prefeito municipal de Divinópolis, Florisvane Mauricio da Glória, onde foi apresentada a demanda quanto ao número de embalagens de agrotóxicos na região, onde, o gestor municipal, sensibilizado com a causa, disponibilizou uma área para a construção de um posto de recebimento para atender toda a comunidade rural que faz uso de agrotóxicos naquela região.

Adapec anuncia mudanças na emissão de GTA para evitar fraudes
13/09/2017

Adapec anuncia mudanças na emissão de GTA para evitar fraudes

Com o objetivo de prevenir fraudes envolvendo autorizações para movimentação de animais, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), emitiu a Instrução Normativa (IN) nº 001/2017, que estabelece novos critérios para a emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA/GTA). A mudança passa a valer em todo o estado, a partir de 1º de outubro deste ano.

Palestra com o diretor de departamento de modernização e tecnologia da informação do MPE-TO, Huan Carlos Borges Tavares
13/09/2017

Comissão de auditoria técnica do sistema informatizado recebe treinamento

Com objetivo de dar mais segurança ao Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato), os profissionais que fazem parte da Comissão de Auditoria Técnica estão participando de um treinamento, que iniciou na terça-feira, 12, e encerra nesta quarta-feira, 13, em Palmas. Na oportunidade, entre os principais temas debatidos estão às atividades que abrangem o planejamento, etapas de atuação e normatização.  A comissão foi criada em julho de 2016, com o principal objetivo de assegurar a certificação sanitária exigida pelas autoridades nacionais e internacionais.

Medida visa diminuir o número de focos da doença no Estado
12/09/2017

Vacinação contra raiva dos herbívoros passa a ser obrigatória em mais 13 municípios

A partir do dia 1º de novembro deste ano, a vacinação contra a raiva dos herbívoros (bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos) passa a ser obrigatória em mais 13 municípios do Estado, totalizando 20 municípios. A medida foi publicada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), por meio da Portaria nº 232, de 6 de setembro, após constatação do aumento de número de focos da doença na região.

Divulgação Adapec_100.jpg
11/09/2017

Adapec apreende 4,8 toneladas de peixes na barreira de Araguatins

A Agência de Defesa Agropecuária apreendeu 4,8 toneladas de peixes sem inspeção e em processo de decomposição, durante uma fiscalização de rotina, na madrugada desta segunda-feira, 11, na barreira fixa de Araguatins, no extremo norte do Tocantins. Os produtos vieram de Santa Catarina com destino ao estado do Pará. A empresa foi notificada e multada em R$ 5 mil, os produtos foram apreendidos e destruídos no aterro sanitário do município por serem impróprios para o consumo.

dia-do-veterinário-site_100.jpg
06/09/2017

Parabéns aos médicos veterinários pelo seu dia!

"Ser veterinário não é só cuidar de animais. É, sobretudo amá-los, não ficando somente nos padrões éticos de uma ciência médica. Ser veterinário é acreditar na imortalidade da natureza e querer preservá-la sempre mais bela."

IMG-20170906-WA0001_100.jpg
06/09/2017

Treinamento sobre fiscalização volante é encerrado em Guaraí

A Capacitação sobre barreira volante é finalizada com aula prática de abordagem com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quarta-feira, 6, em Guaraí. Durante a blitz foram fiscalizados mais de 90 veículos, que resultou somente na apreensão e destruição de produtos. O curso finaliza uma série de capacitação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), destinada exclusivamente aos fiscais de defesa agropecuária que trabalham nas 14 barreiras móveis do Estado. O objetivo é alinhar ações de fiscalizações e atualizar o conhecimento técnico sobre as legislações vigentes, dando mais segurança aos condutores e aos fiscais.

Ver mais notícias