IMG-20171121-WA0014_100.jpg
21/11/2017

Adapec discute implantação do sistema integrado da agropecuária

Com o objetivo de contribuir com as propostas de implantação do Sistema Integrado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SIAPA), a diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Regina Barbosa, participa de um Workshop das Instituições Estaduais e Distritais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que iniciou no dia 20 e segue até 22 de novembro, em Contagem-MG.

Captura morcegos.JPG
21/11/2017

Tocantins discutirá ações de sanidade animal e vegetal em fórum nacional

Entre os dias 23 e 24 de novembro, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo, estará discutindo assuntos ligados às áreas de defesa animal e vegetal no Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), em Foz do Iguaçu. Paralelamente ao evento, acontecerá um Workshop sobre os programas estaduais de controle da raiva dos herbívoros, onde os Estados participantes apresentarão as principais ações realizadas.

Foto Delfino Miranda (4).JPG
17/11/2017

Adapec realiza blitz sanitária de produtos de origem animal

Cerca de 150 veículos, possíveis transportadores de produtos de origem animal, foram fiscalizados pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), na manhã desta sexta-feira, 17, durante realização de blitz na TO-010 saída para o município de Lajeado e na TO-080 saída para Luzimangues, Distrito de Porto Nacional. A ação faz parte da operação liderada pela Vigilância Sanitária Municipal juntamente com o Ministério Público Estadual (MPE) e Vigilância Sanitária Estadual. O objetivo é evitar que alimentos inadequados cheguem à mesa do consumidor.

Produtores rurais destes municípios são obrigados a vacinarem seus rebanhos
16/11/2017

Adapec alerta produtores de 20 municípios tocantinenses sobre obrigatoriedade de vacinar o rebanho contra raiva

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) alerta os produtores rurais dos municípios de Palmas, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Colinas do Tocantins, Bandeirantes, Palmeirante, Brasilândia do Tocantins, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Natividade, Chapada de Natividade, Silvanópolis, Pedro Afonso, Tupiratins, Bom Jesus do Tocantins, Miracema do Tocantins, Lajeado e Tocantínia, sobre a obrigatoriedade de vacinarem seus rebanhos contra a raiva dos herbívoros (bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos), independente da idade, neste mês de novembro.

14279083_878669415611339_2008972674_n (1)_100.jpg
09/11/2017

Nota de Pesar

É com profunda tristeza que a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) comunica o falecimento do inspetor de defesa agropecuária, Jacimar Carneiro de Rezende, ocorrido tarde desta quinta-feira, 09, em Colinas do Tocantins, após uma parada cardíaca.

Divulgação Adapec (3)_100.jpg
09/11/2017

Adapec interdita propriedade rural por abate clandestino de bovinos

Após denúncia anônima recebida pelo Disque Defesa da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), uma equipe do setor de inspeção animal interditou uma propriedade rural no município de Talismã, região sudoeste do Estado, por constatar abate clandestino de bovinos. A ação, que ocorreu na quarta-feira, 8, contou com o apoio da Polícia Ambiental. O produtor rural foi multado em R$ 1 mil e teve a propriedade interditada para abatedouro, por tempo indeterminado, uma vez que o abate só pode ser realizado em estabelecimento com inspeção oficial.

Delfino-Miranda--1-.JPG
08/11/2017

Governador abre oficialmente a 2º fase da campanha contra febre aftosa

“O Tocantins é um Estado respeitado porque tem homens e mulheres comprometidos e hoje pode ser um dos maiores celeiros para abastecer o mundo, nós estamos atentos e vamos nos preparar ainda mais”, declarou o governador Marcelo Miranda, durante o pronunciamento na abertura oficial da vacinação contra a febre aftosa, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 8, na Fazenda Canadá, município de Figueirópolis, região sul do Estado. O evento contou com a participação de políticos, produtores rurais, servidores e da comunidade em geral.

Projeto de controle da raiva
06/11/2017

Parceria entre Adapec e pesquisador da UFG leva informação sobre controle da raiva humana e animal em aldeias Apinajé

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG), Dr. Aires Manoel de Souza, promoverá nesta semana em escolas das aldeias indígenas da etnia Apinajé, no norte do estado, um ciclo de palestras sobre a raiva humana e animal. O objetivo desta etapa do projeto é capacitar cerca de mil estudantes dos ensinos fundamental e médio sobre a doença, para que estes sejam agentes multiplicadores da informação em suas aldeias.

Frente (1).png
06/11/2017

Abertura oficial da campanha contra febre aftosa será em Figueirópolis

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) fará a solenidade de abertura oficial da 2º fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa, na quarta-feira, 8, na Fazenda Canadá, localizada no município de Figueirópolis, região sul do Estado. O evento contará com a participação de políticos, produtores rurais e a comunidade em geral.

Foto Delfino Miranda (13).JPG
06/11/2017

Adapec reúne representantes de eventos pecuários para orientar sobre a nova instrução normativa

Nesta segunda-feira, 6, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promoveu uma reunião com proprietários de leilões e Responsáveis Técnicos (RTs), para discutirem sobre a nova Instrução Normativa n° 03, publicada no dia 10 de outubro, que trata da autorização para emissão da Guia de Trânsito Animal (e-GTA) pelo Responsável Técnico (RT) de eventos leiloeiros e feiras, exclusivamente para saída de animais. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes. A medida já está valendo, e se tornará obrigatória em 120 dias após a data da publicação.